domingo, 7 de junho de 2009


Alérgias Respiratórias II

0
As festas juninas já começaram e com elas chegam os fogos, fogueiras, quadrilhas, etc. Quem nasceu ou viveu no interior sabe como é bom passar a noite ao som da sanfona, a luz da fogueira tremulando, muita alegria e música no ar.

Crianças e adultos aproveitam para dançar, comer comidas típicas e participar das brincadeiras espalhadas em barraquinhas: pescaria, tiro ao alvo, “tirar a sorte”, uma verdadeira farra!

Mas, o mês de junho também é época do frio, do inverno e pode se acompanhar das alergias respiratórias, que aumentam nessa época do ano. Para algumas pessoas, festas juninas também trazem aglomerações, fumaça, cheiro de pólvora no ar, alimentos extravagantes e com isso, a possibilidade de piorar a alergia.


O maior problema é a fumaça, tanto da fogueira como dos fogos de artifício.

A fuligem levada pelo ar se espalha pela vizinhança. Como se não bastasse, durante as festas, é comum a presença de fumantes, colaborando para piorar o quadro.

A fumaça tem a capacidade de produzir irritação no sistema respiratório, podendo provocar crises nas pessoas portadoras de Asma e Rinite. Desta forma, pode contribuir para tosse, chiados, espirros, coriza e congestão nasal. Além disso, pode ocorrer ainda irritação dos olhos com coceira, ardência, lacrimejamento e hiperemia da conjuntiva.

O uso de fogos de artifício deve ser cauteloso e longe do alcance das crianças, pela possibilidade de acidentes e queimaduras.


Como evitar Alergias

- Vá ao seu médico antes das festas juninas e avalie o grau de controle de sua alergia.
- Mantenha o tratamento contínuo, não apenas nas crises.
- Se você vai dançar quadrilha, certifique-se que sua asma esteja controlada ou peça ao médico uma medicação para que não tenha sintomas causados pelo esforço físico.
- Evite permanecer em lugares fechados e abafados, em especial na companhia de fumantes.
- Prefira alimentos naturais e saudáveis e evite os produtos articializados.
- Cuidados com paçoquinhas e outros alimentos que não tenham boa procedência. Certifique-se que tenham rótulos adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre um prazer ter você aqui.
"Faça um blogeiro feliz!"
Doe um comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique na imagem abaixo

Sala de Bate Papo

Encontro de amigos blogueiros. Todos os dias a partir das 18:00