domingo, 21 de junho de 2009


Educação Musical e Humana

1

Quem se emociona com a beleza do espetáculo “Pra Nhá Terra”, a mais recente apresentação do coral Meninos de Araçuaí, talvez não imagine como começou essa história de solidariedade, investimento em educação e cultura e muito trabalho.

Conheça os meninos de Araçuaí, uma iniciativa do CPCD e do Grupo Ponto de Partida apoiada pela Natura. A educação transforma a realidade das pessoas. Uma prova disso é o projeto Ser Criança, criado pela ONG e CPCD em Araçuaí, Minas Gerais.

A instituição, junto com o grupo de teatro Ponto de Partida, mantém o coro Meninos de Araçuaí, criado em 1998 como forma de agradecimento aos colaboradores Natura, que contribuíram para o início do projeto e ajudaram a transformar a realidade da região. Os Meninos do Araçuaí contam atualmente com o apoio da Natura para todas as suas atividades, incluindo a circulação do espetáculo “Pra Nhá Terra”, um emocionante musical em defesa da natureza.
O projeto conta atualmente com cerca de 40 crianças e jovens de 7 a 21 anos em oficinas de interpretação, dança e sapateado, instrumentos musicais e musicalização.

Incentivando Talentos

O trabalho do grupo já rendeu 2 CDs, 1 DVD, 1 filme, 5 espetáculos apresentados em espaços de renome no Brasil e na França como o Théâtre des Champs-Élysées, em Paris. O coral também já dividiu o palco com a participação de Milton Nascimento e Gilberto Gil em suas apresentações, Além disso, forma talentos como Yuri Hunas de 21 anos, integrante doi coro desde a primeira geração e hoje percussionista profissional.

Para saber mais sobre esse projeto acesse os sites.

Veja a homenagem da Natura aos Meninos de Araçuaí.




A mais nova conquista do grupo foi a construção de um cineteatro em Araçuaí, inaugurado em 2008, data de comemoração dos 10 anos do coro. O primeiro projetor de filmes 35mm de todo o Vale do Jequitinhonha só foi possível porque os próprios meninos abriram mão de usar para benefício pessoal os R$ 40 mil oriundos da venda de CDs e ingressos dos espetáculos. Preferiram fazer um orçamento participativo com toda a cidade e presenteá-la de uma forma especial, pensando no futuro cultural da comunidade. São atitudes como essa que nos mostram que os pequenos gestos de solidariedade criam uma força transformadora e podem, sim, mudar a realidade e construir um país melhor.

Acredite!!!

Um comentário:

Eu quero, ele quer e nós queremos disse...

Estou divulgando o meu blog !!!
http://coisinhadexiquinha.blogspot.com/

beijos =)

Postar um comentário

É sempre um prazer ter você aqui.
"Faça um blogeiro feliz!"
Doe um comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique na imagem abaixo

Sala de Bate Papo

Encontro de amigos blogueiros. Todos os dias a partir das 18:00