domingo, 13 de setembro de 2009


O ponto de vista dos brasileiros

0
Em uma ação inédita, 500 mil brasileiros ajudaram a escolher o principal tema do próximo Relatório do Desenvolvimento Humano, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O documento, publicado todos os anos desde 1990, debate assuntos importantes para o crescimento sustentável do país. Falamos sobre isso aqui

Foi a primeira vez que cidadãos comuns tiveram a oportunidade de dizer o que pensam sobre os problemas que mais os afligem no dia a dia. E, com esse desabafo, influenciar a definição do assunto-chave do estudo.

O que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade?


Essa foi a pergunta feita à sociedade na Campanha Brasil Ponto a Ponto.

O número de respostas foi surpreendente. O resultado só foi possível graças ao envolvimento de empresas parceiras como a Natura, que mobilizou colaboradores, sua força de vendas, Consultoras e consumidores para a importância de exporem o seu ponto de vista. Do total, cerca de 70 mil participações foram de Consultores e Consultoras Natura de todo o país.

A questão aberta, ou seja, sem alternativas pré-determinadas, deu espaço a opiniões espontâneas e verdadeiras, o que resultou em uma grata surpresa aos organizadores da pesquisa. “Permitir que as pessoas falassem o que quisessem possibilitou que elas fizessem relações de causa e efeito entre grandes temas, ligando, por exemplo, educação e violência”, diz Flávio Comim, economista do PNUD e coordenador do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano - Brasil.

O levantamento revelou que, por trás de todas as preocupações dos brasileiros, está um problema maior: para a construção de um país mais justo, é preciso resgatar os valores humanos.

E foi por isso que Valores foi o tema escolhido para o próximo Relatório do Desenvolvimento Humano, que deverá ser publicado em 2010 como um documento público, que poderá ser lido por qualquer cidadão. Entre os valores citados pelos participantes da consulta estão respeito, paz, compaixão, amor, honestidade, valor espiritual e consciência.

Está prevista ainda a realização de uma nova campanha, também com participação popular, desta vez instigando as pessoas sobre o que elas estão dispostas a fazer para as suas vidas e o Brasil melhorarem, ou seja, qual é o comprometimento de cada um para termos um país com mais valores.

Conheça abaixo os resultados da pesquisa.

Resultado Brasil
Temas setoriais: os problemas*

De cada resposta individual, foram extraídas as palavras-chave que indicavam a principal preocupação do pesquisado. Os temas mais citados foram:

  • Educação: 18%
  • Políticas Públicas: 14%
  • Violência: 14%
  • Emprego: 8%
  • Saúde: 6%
  • Meio Ambiente: 5%
  • Política: 3%
  • Justiça: 3%
  • Infraestrutura: 2%
  • Impostos: 1%

Temas transversais: as causas dos problemas*

Parte dos participantes atribuiu causas aos problemas citados nas respostas. Os pesquisadores as agruparam nas seguintes categorias:

  • Valores: 8%
  • Corrupção: 6%
  • Desigualdade: 4%
  • Juventude: 1%
  • Outros: 15,30%

* A soma não dá 100% porque algumas respostas não se adequam à classificação.


Veja algumas opiniões de nossos Consultores e Consultoras:

O que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade?

“As pessoas precisam ter mais caráter, compromisso, serem mais humildes, companheiras e terem ética porque só assim teremos um Brasil melhor. Além disso, precisamos ser mais compromissados nas eleições”.
Graziely Peixoto dos Santos

“A desigualdade social precisa acabar para a minha vida melhorar de verdade. O Brasil precisa de pessoas honestas, que queiram lutar pelo nosso país. Precisamos que existam oportunidades para todos e não apenas para um grupo restrito”.
Bete Cristina Ventura

“O Brasil precisa de menos violência, mais respeito, mais carinho e, principalmente, solidariedade”.
Gabriela Pinto

Veja o vídeo com os resultados da Campanha Brasil Ponto a Ponto. Ela mobilizou milhares de brasileiros a expressar quais são os principais problemas do país que serão abordados nos próximo Relatório do Desenvolvimento Humano, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Natura - Bem Estar Bem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre um prazer ter você aqui.
"Faça um blogeiro feliz!"
Doe um comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique na imagem abaixo

Sala de Bate Papo

Encontro de amigos blogueiros. Todos os dias a partir das 18:00