domingo, 11 de outubro de 2009


Por um mundo melhor, há 40 anos

0



A partir de um pequeno laboratório e duas grandes paixões - pela cosmética e pelas relações humanas -, nascia a Natura quatro décadas atrás.

Nesses 40 anos de trajetória, sempre acreditamos que o valor e a longevidade de qualquer empresa estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.

Por isso, a cada ano, o nosso compromisso de transformar esse mundo em um lugar melhor para se viver fica mais forte.

Para celebrar esse marco do tempo, aceite nosso convite e conheça ou relembre as ações ambientais e sociais que fazem parte de nossa história.


Carbono Neutro
Em 2007, a Natura alcançou a meta de ser uma empresa Carbono Neutro. E só foi possível alcançar esse objetivo ao combinar dois tipos de ação: a redução, ao máximo, das emissões de gases de efeito estufa em nossas atividades adotando práticas mais sustentáveis, e a compensação daquilo que não é possível diminuir, por meio do apoio a projetos de reflorestamento e de energia limpa.

Identificamos um potencial para reduzir 33% do total de emissões de carbono em nossa cadeia produtiva e estabelecemos o ano de 2012 como prazo para chegar lá. Para isso, estamos mapeando todas as etapas do negócio a fim de encontrar soluções mais limpas e ambientalmente saudáveis.


Refil
A Natura foi a primeira empresa brasileira de cosméticos a lançar a opção de refil em seu portifólio, em 1983.

O uso desse tipo de embalagem é muito vantajoso para todos. Confira:

  • Reduz pela metade, em média, o impacto ambiental em relação à embalagem regular./li>
  • A embalagem regular pode ser utilizada várias vezes, diminuindo o descarte no meio ambiente.
  • O custo final do produto em refil é 20% a 30% menor em relação ao da embalagem regular.


Embalagem em PET reciclado
As embalagens plásticas de nossos produtos contêm 30% de PET reciclado em sua composição, o que representa uma redução de cerca de 15% no seu impacto ambiental. Além disso, todas as camisetas do portifólio Crer para Ver também levam fibras feitas a partir do plástico reciclado.


Vegetalização de óleos e sabonetes
A Natura também é pioneira na vegetalização das fórmulas desses produtos, que são feitos com ativos de origem vegetal, como óleo de palma e palmiste, no lugar do óleo mineral ou gordura animal.


Saboaria Benevides
Inaugurada em 2006, a Unidade Industrial de Benevides, no Pará, é um dos exemplos do nosso compromisso com o uso sustentável de ativos da biodiversidade brasileira. Na fábrica de sabonetes, são utilizadas palmeiras oleaginosas da região em um processo responsável de cultivo de matéria-prima, conservação de espécies nativas e desenvolvimento de comunidades locais.


Álcool Vegetal Orgânico
O uso do álcool orgânico na Perfumaria é uma de nossas ações mais recentes na estratégia traçada para a redução de emissões de gases nocivos em nossas atividades.

Diferentemente do álcool convencional, cuja produção agride a biodiversidade, o álcool orgânico é produzido sem o uso de agrotóxicos e queimadas, dentro de uma cadeia sustentável. Sua produção emite no meio ambiente 54% a menos de gases de efeito estufa, em comparação à produção do álcool comum.


Tabela ambiental
Desde 2007, as embalagens Natura apresentam uma tabela ambiental, com dados sobre o impacto do produto no meio ambiente. Assim, o consumidor acompanha a evolução de cada um dos índices que compõem a tabela ao longo do tempo, sinalizando os avanços tecnológicos em prol do planeta.


Programa Crer para Ver
O programa nasceu em 1995 com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas, por meio de apoio e desenvolvimento de projetos.

Conta com a mobilização das Consultoras que vendem os produtos da linha Crer para Ver, sem obtenção de lucro. O resultado líquido dessas vendas é destinado aos projetos de educação, em especial do ensino infantil, com foco no incentivo à leitura.

Em 14 anos de história, foram 156 projetos realizados com sucesso e cerca de 2 milhões de pessoas beneficiadas.


Oficinas de Automaquiagem
As oficinas são oferecidas voluntariamente por Consultoras para mulheres em situação de fragilidade física ou emocional. O projeto trabalha aspectos como o aprendizado, o voluntariado e o autoconhecimento.


Reciclagem de Embalagens Natura
O projeto incentiva as Consultoras e as equipes de entrega das transportadoras parceiras a participar da cadeia de reciclagem, recolhendo e destinando as embalagens pós-consumo dos nossos produtos para cooperativas de catadores locais.

Assim, ele contribui para a geração de renda e inclusão social de catadores, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental gerado pelos nossos materiais e embalagens.


Água de Viver
É um projeto de sensibilização das nossas Consultoras e crianças da comunidade para o tema da água. Juntas, por meio de experiências lúdicas e educativas, elas podem ter um contato prazeroso com a natureza.


Afroreggae
É uma parceria institucional com o Grupo Cultural AfroReggae, que traz benefícios para ambos os lados. Para o AfroReggae, a ação significa uma oportunidade de desenvolvimento, com a implantação de projetos sociais e culturais e a proposição de alternativas para pessoas que poderiam seguir o caminho da marginalidade.

Para a Natura, a parceria é uma forma de nos aproximar das Consultoras moradoras de comunidades populares e conhecer diferentes realidades, respeitando a diversidade e trocando experiências.


Papo de Responsa
A Natura apoia e fortalece o projeto, que é uma parceria da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Grupo Cultural AfroReggae.

Consiste na realização de palestras em escolas do Rio, ministradas por um ex-detento e um policial, para mostrar a crianças e jovens como lados aparentemente opostos podem se complementar na conscientização sobre direitos humanos, violência, cultura de paz e, acima de tudo, sobre a responsabilidade e o valor da vida humana.


A Mata Atlântica é aqui
A Natura é uma das patrocinadoras oficiais dessa exposição itinerante, que mostra como cada um de nós pode ajudar na conservação da floresta.



Movimento Natura
O Movimento Natura é a mobilização da nossa Força de Vendas e das Consultoras Natura, para que sejam verdadeiras disseminadoras das nossas crenças e visão de mundo, atuando como agentes de transformação local. Está baseado no conceito de rede de relações, em que cada gesto individual ganha força quando unido a várias outras ações que resultam em um retorno benéfico à sociedade. Conheça os principais projetos do Movimento Natura:

Movimento é algo incessante, contínuo, transformador, alimentador. É tudo o que faz a gente sair do lugar, pensar, evoluir, mudar. É impulso gerador de ação e sempre se origina de uma força interior. Seja de um objeto, como um motor; de uma força natural, como uma erupção ou de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, com suas ações, gestos, olhares e atitudes.

O Movimento Natura é a mobilização da nossa Força de Vendas e das Consultoras Natura, para que sejam verdadeiras disseminadoras das nossas crenças e visão de mundo, atuando como agentes de transformação local.

Está baseado no conceito de rede de relações, em que cada gesto individual ganha força quando unido a várias outras ações que resultam em um retorno benéfico à sociedade.



Esses são alguns exemplos de como é importante acreditar e agir para transformar a realidade. São ações que fazem parte da proposta corporativa da Natura desde sempre e que devem deixar bons frutos ao planeta pelos próximos 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre um prazer ter você aqui.
"Faça um blogeiro feliz!"
Doe um comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique na imagem abaixo

Sala de Bate Papo

Encontro de amigos blogueiros. Todos os dias a partir das 18:00