quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Para acolher quem acolhe

0

A palavra acolher nos remete a boas sensações como amparo, proteção, abraço e parceria. E por isso mesmo ela foi escolhida para dar nome à nova iniciativa do Movimento Natura.

A Natura conta com uma legião de mais de 1 milhão de Consultoras e Consultores em todos os cantos do país que, além de revender os produtos, disseminam atitudes e valores. Por acreditarmos no potencial de transformação dessa imensa e poderosa rede de pessoas, criamos, em 2005, o Movimento Natura, que desenvolve projetos com o objetivo de melhorar o lugar em que vivemos.

O mais recente deles é o Programa Acolher, que vai identificar e reconhecer as Consultoras e Consultores que acolhem suas comunidades por meio de ações sociais. Pode ser um projeto de preservação ambiental, uma prática voltada à melhoria da educação ou uma ação relacionada à geração de renda. Não importa se a iniciativa tenha começado há pouco tempo, não esteja em um estágio maduro ou beneficie poucas pessoas. A ideia é acolher quem acolhe e, assim, contribuir para construir um mundo melhor, mais justo e sustentável.

Acreditamos que podemos compartilhar ideias, trocar experiências e criar uma corrente do bem por meio de uma extensa rede de relacionamentos na Internet, para que esses gestos possam atingir e influenciar cada vez mais as pessoas.

Como funciona

Com essa finalidade, desenvolvemos o portal www.movimentonatura.com.br, onde qualquer Consultora ou Consultor Natura que desenvolva alguma ação social pode contar a sua história, dividir expectativas e trocar boas práticas com outras pessoas que também desenvolvam iniciativas de empreendedorismo social e/ou ambiental.

Ao se inscrever no Programa Acolher, as Consultoras e Consultores fazem parte deste movimento e, ao mesmo tempo, concorrem a um apoio financeiro e técnico da Natura. Este apoio envolve também orientações para o desenvolvimento das ações sociais, capacitação para a mobilização de recursos e até a produção de um vídeo institucional para a divulgação das ações finalistas.

Todos o programa é realizado com a parceria da Ashoka, uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social e apoio a empreendedores sociais. Atua em mais de 60 países e no Brasil, conta com cerca de 310 integrantes. Além de trocar experiências, estes empreendedores sociais recebem capacitação, baseada no emprego de conhecimentos, práticas, ferramentas de gestão e planejamento do setor privado para o setor social.

Um exemplo de cidadania

A empreendedora social Lilian do Prado faz parte do Comitê Curador que vai analisar as ações sociais inscritas no Programa Acolher. Fundadora e diretora da ONG Acreditar, ela é um exemplo de como determinação e vontade de transformar podem mudar a realidade.

Moradora de Glória do Coitá, em Pernambuco, Lilian resolveu fazer algo para ajudar os jovens e mulheres, filhos e esposas dos agricultores da região da Zona da Mata e Agreste do Estado. Sua ONG facilita o acesso ao microcrédito, além de oferecer apoio técnico que contribui para a geração de renda e o desenvolvimento local. “As pessoas ficam esperando que o governo faça algo por elas. Temos que começar a fazer nós mesmos, porque sabemos o que é bom para nós”, acredita.

Histórias inspiradoras

Com o Programa Acolher, o portal do Movimento Natura passa a reunir várias histórias que fazem todo mundo pensar: estou satisfeito com o mundo à minha volta? Estou disposto a me esforçar para mudar essa realidade? Se as respostas a essas perguntas forem sim, você já deu o primeiro passo no percurso para tornar-se um empreendedor social.

Visite o site www.movimentonatura.com.br e conheça casos de colaboração que podem estimular você a continuar a caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre um prazer ter você aqui.
"Faça um blogeiro feliz!"
Doe um comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique na imagem abaixo

Sala de Bate Papo

Encontro de amigos blogueiros. Todos os dias a partir das 18:00