segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011


Você sabe cuidar da sua pele?

0
Nem todo conhecimento popular sobre beleza faz bem para a sua pele!

por Conceição Gama


As receitas caseiras de beleza fazem sucesso desde os tempos de nossas avós e bisavós. E algumas realmente têm uma explicação científica que o justifique, ainda que parcialmente. Porém, há muitos mitos que podem atrapalhar seus cuidados diários com a pele do rosto. Conheça alguns deles – e aprenda a não praticá-los!

Quanto mais creme eu passar, mais bonita ficará minha pele.
Mito!

A eficácia de um creme antissinais não é medida pela quantidade aplicada, mas sim pela concentração de ativos presentes no produto. Usar creme demais não só não vai deixar sua pele bonita, como pode causar acne cosmética.

Esfoliação caseira, feita com açúcar e mel, funciona como um creme esfoliante. Mito!

O açúcar tem a superfície irregular, por isso pode machucar sua pele sem esfoliá-la corretamente. Produtos como o Natura Chronos Creme Esfoliante de Limpeza Microdermoabrasão parecem simples, mas são formulados com alta tecnologia testada em laboratório. As micropartículas de bambu promovem renovação intensa da pele, mas não machucam ou sensibilizam a pele.

Tenho que dormir com a pele sem nenhum resíduo de produto. Mito!
É verdade que um dos maiores pecados que você pode cometer para a sua pele é dormir com resíduos de maquiagem ou suor e poluição. Mas hoje existem cremes formulados para serem utilizados justamente à noite, período em que a pele fica mais permeável. O Natura Chronos Noite, com peptídeos de arroz, é um deles.

Minha pele é oleosa. Por isso, preciso lavar bastante o rosto e usar produtos que retirem toda a oleosidade. Mito!

Lavar e esfregar muito o rosto, assim como utilizar produtos adstringentes demais, pode causar um efeito rebote na pele oleosa. As glândulas sebáceas, estimuladas, começam a produzir ainda mais gordura, muitas vezes gerando acne. O melhor é usar produtos direcionados para pele oleosa e mista, que vão retirar a oleosidade na medida certa.

Tomar sol melhora a aparência de manchas e espinhas. Mito!

Apesar da melhora aparente, o bronzeamento da pele acaba piorando, dias depois, a aparência das manchinhas brancas e das marcas causadas pela inflamação que gerou a espinha. Além disso, muitos dermatologistas afirmam que o sol aumenta a produção de oleosidade e a espessura da epiderme, ajudando a obstruir os poros. Se você tem manchas ou pele com acne já em processo inflamatório, o cuidado deve ser redobrado: proteja a pele do sol, com bastante filtro solar, para que as manchas não piorem.

Na praia, eu devo usar filtros solares mais altos nos primeiros dias. Depois, posso usar um protetor com FPS menor. Mito!

Na medida em que a sua pele é exposta ao sol, mesmo com protetor solar, a tendência é que ela fique mais sensibilizada, e não mais resistente. Portanto, use o protetor solar com FPS adequado para a sua pele durante todos os dias em que estiver de férias.

Na cidade, eu não preciso usar filtro solar. Mito!

O sol – mesmo aquele que tomamos no caminho de casa para o trabalho – acelera o envelhecimento e pode causar manchas, mesmo em pessoas de pele morena. Aplique diariamente um hidratante com, pelo menos, FPS 15.


Cuidado, hém!


Fonte: Cuide da pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre um prazer ter você aqui.
"Faça um blogeiro feliz!"
Doe um comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique na imagem abaixo

Sala de Bate Papo

Encontro de amigos blogueiros. Todos os dias a partir das 18:00